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Dica: "Como Remover Adesivos da Lataria"

Juliana Rocha

A postagem de hoje é sobre como remover adesivos da lataria e minha saga para remover os 17 adesivos imensos do rally da mit, afim de não manchar a lataria. Após 5 meses com os adesivos colados na lata, chegou o fim do ano e foi hora de tirar, afinal, a próxima temporada começa somente em abril.

Para começar, me indicaram o tal secador de cabelos (vapor quente) para amolecer a cola e tirar o adesivo, finalizando com água e sabão para remoção do restante da cola da lata. Legal, perfeito, barato, mas não resolve. O que ocorre é que passei muito calor em pleno verão com o secador ligado por mais de 20 minutos em um único adesivo (bordas e pontas)...imaginem em 17, alguns quase do tamanho da porta do carro!

Então lembrei, que, quando eu troco os adesivos em geral da minha viatura, após arrancá-los com cuidado, a cola que fica grudada costumo tirar com WD-40 em um pano e após lavar com água e sabão para tirar a oleosidade do produto. Legal! Com R$ 40,00 reais resolveria o "problema". Resolveu? Em partes. Após retirar o adesivo com cuidado (para não correr o risco de levar a tinta da lataria junto), apliquei WD-40 direto na lata, deixando agir por 1 minuto e então foi a vez de esfregar para tirar a cola. O processo é bem demorado, ainda mais pra gente (mulherada), os braços vão pro beleléu de tanto esfrega-esfrega. Após retirar toda a cola (ou pensar que tirei), e lavar bem o local, olhando contra à luz vi que sobraram manchas quase transparentes na lataria, certamente resquício de cola, por toda extensão onde estava o adesivo. Isso me frustou, pois este primeiro era um pequeno, com o número de inscrição do veículo. Imaginem só aquele grandão, do tamanho da porta. De quem olha de longe ou há um metro de distância, não vê nada, mas eu sou muitoooo chata, exigente e perfeccionista e essas manchas eu veria de longe.

Lá fui eu pesquisar como retirar os adesivos sem deixar a pintura manchada. Sem sucesso após inúmeras tentativas, lembrei do Removedor Líquido! Apliquei em apenas um pedaço bem pequeno (de onde ficaram as manchas) e em outro pedaço com a cola do adesivo. A cola se desfez tão rápido que fiquei com medo de aplicar em outros locais, e a mancha, após um esfrega-esfrega de cair o braço, sim saiu. Massssssssssssssssssssss, ao ler o rótulo do Removedor, vi que o mesmo serve para retirada de tintas secas de pincéis e rolos, logo, pensei comigo, vai estragar a tinta da lataria. Então, a idéia foi abolida, pois não quis "pagar pra ver".

Em um encontro de jipeiros, me deram a idéia de ir em um lugar que faz polimento, que eles mesmos retiram os adesivos e aplicam o tal do "tira-cola" e removem toda a cola dos adesivos, realizando em seguida um polimento. Perfeito, porém, uma facada pro bolso. Para os 17 adesivos, iria gastar pelo menos 3 L de "tira-cola", e cada litro custa em média R$ 100,00. Mais o valor do polimento, R$ 350 - R$ 400,00, logo, R$ 700,00 reais para tirar adesivos pesou muito no bolso, ainda mais sabendo que uns meses pra frente, seriam colados mais adesivos da temporada seguinte.

A retirada foi adiada mais uma vez e logo entramos no ano de 2017, com os braços doloridos de tanto esfrega-esfrega sem sucesso, até que, pesquisando na internet sobre como remover a cola dos adesivos, apareceu o meu salvador, o santo QUEROSENE. Tratei de ir numa loja de materiais de construção e pedi uma lata de querosene de 1 L. Apenas R$ 5,80. Resolveu? SIMMMMMMMMMMMMMMMMM! Foi a solução dos meus problemas, pois além de amolecer a cola super rápido (deixar agir por menos de um minuto), para removê-la se torna fácil principalmente se usar uma flanela (R$ 1,00 a R$ 2,50 cada) e deixa a lataria brilhando e "lisinha", como se tivesse feito o polimento. O melhor é que não tira a pintura nem queima. Lógico, deve ser aplicado com o carro na sombra (nunca no sol) e após a remoção total da cola, lavar com água e sabão para tirar resquícios de querosene da lataria. Uma lata de querosene de 1 L deu para os 17 adesivos da lataria e mais 2 dos vidros (usando muito querosene, sem miséria), e ainda sobrou 1/4 do produto.


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